Tenha coragem, e isso é tudo

Israel Leocádio 

Olá! Como vai? Tenho um amigo em Palmas, no estado do Tocantins. Terra quente! Ao visitá-lo pela primeira vez, a primeira coisa que realmente chamou minha atenção foi a temperatura local. Estava no avião (ar condicionado, cochilo etc.). Quando chegamos ao aeroporto, o piloto, então, fez aqueles agradecimentos e falou da temperatura. Quando saí do avião... Meu Deus!!! Entendi o que significa sentir calor. Em conversa com esse amigo, perguntei: "Olha, aqui é sempre quente? Faz frio por essas bandas?". Prontamente, com um sorriso, ele respondeu: “Aqui há duas temperaturas durante o ano: quente e muito quente”.

Então, fiz nova pergunta: Como você consegue viver aqui? Você veio de um lugar bem mais fresquinho! Ele disse: “Tenho somente duas opções, diante da minha realidade: ou tenho coragem ou tenho coragem!”.

Existem momentos na vida em que essa é a opção de todos nós! Ou temos coragem e enfrentamos as dificuldades ou seremos devorados por elas. Refiro-me ao tempo que estamos passando! É preciso coragem nesses dias. 

Hoje, quero deixar uma palavra de encorajamento. Quero que acredite e seja capaz de passar por isso tudo.

Sabe, sou um homem religioso. Creio em Deus e no seu poder. Não tenho dúvida sobre sua existência, nem sobre o seu poder. E penso não ser o único a acreditar. Mas, como ser humano, sou provocado em minhas reflexões a descrer. Também acredito que isso seja comum aos homens. Minha alma é provocada. Meu conhecimento teológico é colocado em xeque. Minhas convicções são questionadas. Digo por mim, bem como sou questionado por aqueles que me conhecem. O que fazer agora? Qual o posicionamento correto? 

Penso que situações provocam nossas maiores dúvidas e suscitam nossos piores medos. E Deus parece estar sendo a razão da grande dúvida. 

Recordo-me de algumas situações vividas por aqueles que me influenciam a crer. Refiro-me aos personagens bíblicos. E, nesses dias, pensava sobre um em especial: o apóstolo Paulo. Para mim, uma grande referência quanto à fé.

Paulo viveu muitas situações e experiências extraordinárias em sua carreira cristã. Uma em especial gostaria de compartilhar. Em certa altura de sua vida, Paulo foi preso em Jerusalém por seus opositores judeus. Os seus inimigos fizeram diversas acusações infundadas. Embora fossem falsas as acusações, ele fora preso. Isso não é problema para o Deus de Paulo. Na cidade de Filipos, ele já havia experimentado algo extraordinário na prisão. Naquela ocasião, Deus fez o cárcere tremer, de forma que as portas da prisão se abriram. Foi uma grande demonstração do poder de Deus.

Em ocasião anterior a essa, o apóstolo Pedro, na mesma prisão em Jerusalém, recebeu a visita de um anjo, que lhe abriu as cadeias e o conduziu para fora da fortaleza de Herodes. Esse é o Deus que Paulo bem conhecia. Agora, preso novamente, Deus poderia fazer qualquer coisa! No entanto, o Senhor visitou Paulo na prisão e lhe disse: “Tenha coragem!” (Atos 23.11). Vejo a Bíblia como um livro que ensina lições preciosas. Aqui, aprendo algo: Deus tem todo o poder. Ele realmente pode fazer o chão tremer para me tirar de uma situação de aprisionamento. Ele pode enviar um de seus anjos e abrir as cadeias. Mas existem momentos em que Deus espera que, os que creem em seu Nome, sejam capazes de ter "coragem" e enfrentem a vida. 

Deus pode fazer o inimaginável por nós. E, na realidade tem feito por todos os que n’Ele têm colocado sua esperança. Mas aquele que crê em Deus também poderá fazer coisas que não imagina ser capaz de fazer. O próprio Paulo disse: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). E, o que crê pode, de fato! Desejamos a forma mais confortável para viver. Mas a fé exigirá, em alguns momentos, que você tenha coragem para prosseguir. Quando a situação exigir fé, Deus espera que tenhamos fé. Tenha fé! Deus dará forças para enfrentar a adversidade!

 

Israel Leocadio

Comentários