Os últimos serão os primeiros

Esperança e Fé  

José Carlos de Oliveira 

[email protected] 

 Versículo para refletir  

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele dirige a vocês como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". (Hebreus 12:5-6) 

 

 

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração”. (Colossenses 3:16) 

 

 

Tem muito Cristão que engana a si mesmo, imaginando que só porque tomou a decisão de não mais viver pelo pecado e fazer boas obras, estará salvo. Não é pelas obras e nem por pecar menos que alguém ganhará o perdão do Senhor. Isso é a obrigação de cada um. 

Aí está o ponto principal. Estar na igreja não torna ninguém santo, e quando alguém fala que os últimos serão os primeiros está coberto de razão. Mais fácil será a um homem se arrepender na última hora e ser salvo, que aquele que viveu toda sua vida dentro da igreja, escondendo seus maus pensamentos atrás de suas obras. 

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8,9) 

Se mire na situação do jovem rico, que tinha como maior desejo ser salvo e viver a vida eterna. Confrontado por Jesus, ele mostrou quem realmente era, que o dinheiro e as boas coisas da vida eram mais importantes que seguir a Cristo. 

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades”. (Mateus 19:21-22).  

A única verdade de um Cristão é esta: ele deve servir a Deus não em busca de recompensas e de “lugares e privilégios”, mas com gratidão por tudo que o Senhor fez, faz e nos dá diariamente. Não devemos ter inveja de outros ou julgá-los, achando-os menos do que nós e nós mais do que eles.  

Todo cuidado é pouco. No final dos tempos, alguns irão se surpreender, ao verificar que muitos últimos serão os primeiros e primeiros serão os últimos. No reino de Deus não cabe presunção e muito menos sentimento de superioridade. O único soberano na casa do Pai é o Senhor e nós, apenas os Seus servos! O coração de servo é o que nos dá diante de Deus a certeza de que estaremos com Ele, não importando a posição que ocupemos na congregação. 

 

Oração: 

Pai, dê-me a oportunidade de viver pelo Teu amor, entendimento das Tuas palavras e sabedoria para compreender o que o Senhor realmente quer e deseja para minha vida. Que eu abra mão de minhas próprias vontades, para viver pela sua verdade. Oh, Deus amado, perdoe meus momentos de fraqueza e me ajude a seguir em frente, sem olhar para trás e nem pedir nada em troca. Que eu saiba esperar no tempo do Senhor por tudo que ainda há de vir. Oh, Pai meu, em nosso de seu Filho Jesus Cristo, peço que olhe por todas as pessoas que comigo fazem esta oração, e lhes dê a certeza de que o amanhã será sempre melhor que o hoje. Amém! 

Comentários